quarta-feira, 4 de junho de 2014

"O Castelo vai vencer!"


Joaquim Bastinhas é como todos sabem, o padrinho da marcha do Castelo, que desfilará pela Av. Da Liberdade na noite de Sto. António (santo padroeiro dos “alfacinhas” e da cidade de Lisboa). Não é a primeira vez que é convidado a apadrinhar e desfilar pelo pitoresco e tradicional bairro lisboeta do Castelo, tendo noutras edições a seu lado como madrinhas, a cantora popular “Xiquita”, a cavaleira Sónia Matias, sendo este ano acompanhado, pela  vocalista do grupo “Flor de Liz” – Daniela Varela. Sobre as marchas Joaquim Bastinhas é peremptório: “tenho muito prazer em ter sido convidado mais uma vez para “padrinho do castelo”. Como artista penso que tenho que estar sempre disponível para e com todo o público. Não é só na praça que se fazem amizades ou admiradores. Como toureiro, mas acima de tudo como cidadão, em meu entender devemos, saber estar também em sociedade, já que da mesma não nos podemos excluir. Se como toureiro ganhei notoriedade e popularidade, gosto também de reconhece-la a quem me distinguiu com a sua amizade e respeito. É com muito muito gosto que mais um ano estou com os meus amigos do Castelo. Os ensaios têm corrido de feição e quem sabe, se não ganhamos este ano o desfile da melhor marcha!”



Sobre o respeito e popularidade granjeada por um toureiro – Joaquim Bastinhas - junto do público ao longo da sua carreira, recolhemos um pedaço de um texto escrito e publicado á dias pelo Dr. Vaz Craveiro, no site “Tauródromo” e onde pode ler-se o seguinte: 
  
 “São pormenores como este – e outros, em que avulta o saber de experiência feito – que fazem com que Joaquim Manuel seja presença obrigatória nas arenas, campeão da popularidade intra e extra muros e, a atestá-lo, se fosse necessário, que o não é, caso das marchas populares aí está, de indiscutível e indiscutida actualidade.


Daí que a ultrapassagem do percalço de saúde sofrido há algum tempo pelo valoroso cavaleiro alentejano seja motivo de regozijo da aficion, que espera, ansiosa, pelas próximas actuações, entre outras, de Santarém e do Campo Pequeno, cujos cartéis integra por direito próprio.”
                                                     (Vaz Craveiro in “tauródromo” 29/0572014)