segunda-feira, 9 de junho de 2014

Sobre Joaquim Bastinhas e Marcos Tenorio Bastinhas e Santarém.

“Abriu praça Joaquim Bastinhas diante de um negro com 526Kg de peso e com o número 28. Distraído, tardo e a chouto até ao segundo curto, subiu e muito de produção, partindo com nobreza e prontidão com o decorrer da lide, apesar de aparentar pouca força. O cavaleiro de Elvas andou ligado desde cedo e escutou os acordes da banda ao primeiro curto. O quarto ferro foi o melhor da lide, com o oponente nos médios, a partir para comer e com Bastinhas a cravar de alto a baixo. Terminou com um par de bandarilhas… (tauródromo)


“Joaquim Bastinhas esteve francamente bem. Alegre e irreverente fechou com um bom par de bandarilhas… (diário taurino)

“Joaquim Bastinhas frente ao primeiro “Sommer” da tarde, com 528Kg, andou sempre ligado com ele, tendo construído uma lide com saber e sobretudo muita experiência, o que lhe permitiu toiro para brilhar, escutando musica após o primeiro ferro curto e no quarto dessa série mostrou porque é figura: com o toiro a arrancar-se com violência dos médios, o de Elvas aguentou e cravou com poder e mando de alto a baixo… (tauromaquia)   


“Abriu praça Joaquim Bastinhas, o mais antigo de alternativa dos 6 cavaleiros que fizeram as cortesias e esteve em bom plano com um toiro que se adiantava uma barbaridade. Desenvolveu boa brega e cravou dois curtos de muito boa nota, rematando a sua lide com um par de bandarilhas, exigido pelo público e aplaudido com força… (barreira de sombra)

                                                                                                                           (www.marcos-tenorio.com)
 “A Marcos Tenório tocou-lhe a fava. Um toiro mal visto e que se atravessava uma enormidade. Por isso abreviou a sua actuação… (diário taurino)  

“ Marcos Bastinhas, perante o último da tarde, frente a um toiro “burriciégo”, demonstrou que mesmo perante as adversidades, estava para reafirmar dentro do possível, tudo o que tem exibido o seu toureio nas corridas anteriores. Muito valor foi o que mostrou em Santarém, frente á “fava” da corrida do senhor (?) José Luís Sommer de Andrade… (tauromaquia)

“O último da corrida tinha 560Kg de peso e o número 18. Com dificuldades de visão, procurou a saída do ruedo em todos os instantes. Marcos Bastinhas não teve exemplar que tivesse lide. Ainda tentou tirar qualquer coisa, mas o oponente investia para nenhures e não houve lide possível… (tauródromo)

“Para encerrar a corrida Marcos Bastinhas teve por diante um toiro reparado da vista esquerda, da qual devia ver muito pouco pela forma como alternava os movimentos laterais da cabeça na busca dos vultos ou indo á voz. Com esta dificuldade acrescida a actuação de Marcos foi prejudicada e apenas deixou 3 curtos, o primeiro dos quais de violino… (barreira de sombra)