sábado, 9 de agosto de 2014

Joaquim Bastinhas em Beja "fez parecer fácil um toiro difícil!"



A praça de toiros de Beja, que ostenta o nome do saudoso cavaleiro José Varela Crujo, abriu ontem á noite as suas portas tendo recebido a corrida do “Eles e Elas”. Fazendo jus á sua denominação o cartel tinha a participação dos cavaleiros Joaquim Bastinhas, Tito Semedo, Marco José, que substitui Marcos Tenorio Bastinhas, Sónia Matias, Ana Baptista e Cláudia Almeida. Pegaram os G. F. Amadores de Évora, Cascais e Beja. Lidaram-se toiros da ganadaria de  “António Lampreia Herd.”, bem apresentados e sérios, mas a levantarem dificuldades para a prática do toureio, sendo os menos complicados, os saídos  em segundo e terceiro lugar. Quanto a público preencheu três quartos de casa. Coube a Joaquim Bastinhas lidar o primeiro da noite, um toiro arrobado, com cerca de seiscentos e cinquenta quilos e o qual foi recebido pelo cavaleiro de Elvas, com o “Amoroso”, cavalo que se tem destacado esta temporada na quadra do cavaleiro, que com a sua forma vistosa e experiente de lidar, rapidamente entendeu e apoderou-se do seu oponente. Para os curtos sacou o “Cartier” e com ele deu continuidade á sua boa actuação, em que muitas vezes tapou a mansidão e quase fez parecer fácil o toiro que tinha por diante. Aliás isto só se consegue, com o muito traquejo, adquirido ao longo das temporadas, pelos grandes maestros do toureio. Finalizou a sua actuação montando o “Tivoli” e com o público do seu lado, Bastinhas á semelhança do que tem acontecido ao longo de toda a temporada, somou mais uma actuação de grande nível, onde tudo pareceu fácil, porque fiel ao seu toureio vibrante, emotivo e alegre, Bastinhas faz de um toiro com sentido e mansote, parecer um toiro fácil. E o público em Beja entendeu-o daí os aplausos que lhe tributou. E hoje á noite, Joaquim Bastinhas actua de novo na praça de toiros da Póvoa do Varzim.



“ Mais uma vez a corrida do S. Lourenço em Beja fugiu à data tradicional. A tradição já não é o que era e o dia grande da desaparecida Feira esfumou-se. Mas ainda bem que a corrida se vai mantendo embora sem data fixa.
 Este ano o cartel era constituído por três cavaleiros e três cavaleiras nomeadamente Joaquim Bastinhas , Tito Semedo, e Marco José que substituía o lesionado Marcos Bastinhas e a parte feminina representada por Sónia Matias, Ana Batista e a praticante Cláudia Almeida. As pegas estavam a cargo dos Grupos de Évora comandado por António Alfacinha, o de Cascais chefiado por Joel Zambujeira e o de Beja por José Maria Charraz.
Abriu a função o consagrado Joaquim Bastinhas que teve que se haver com um “colorao” nascido em 2011, aliás como todos os outros e que acusou na balança o peso de 625 quilos.
O ginete deixou os dois compridos da ordem e nos curtos esteve bem, sendo na nossa opinião, o último o de melhor nota, rematou com um ferro de palmo em terrenos de dentro…”Naturales – Sebasteão Valente 09/08/2014 – fotos Vitor Besugo).



Hoje na Póvoa do Varzim, mais uma grande corrida de toiros para o publico e aficionados do norte de Portugal. "Um publico alegre, cordial e tão carinhoso, que gosta de estar presente na sua praça de toiros da Póvoa e com os seus toureiros. Vou estar lá e convosco, partilhar e fazer desta corrida, mais um grande espectáculo! Até logo."