segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Recortes da imprensa de Pinhanços e Póvoa do Varzim sobre Joaquim Bastinhas.


"Quanto ao desempenho artístico, destacamos o bom jogo que deu o curro, equilibrado no peso e na apresentação, no 'trapio', os toiros da ganadaria S. Martinho.
Joaquim Bastinhas voltou a empolgar. Um 'case study' na relação público/artista, Mestre Joaquim Bastinhas, espanta com a serena forma como continua a tourear com entrega, valentia e coragem. Foi o que fez ao primeiro da noite, um S. Martinho, algo complicado, que parecia trazer em si, 'castanhas e vinho' de digestão difícil. Aquele par final, com marca da casa, exigido pelo público, só foi possível naqueles terrenos, por quem tem muita valentia e coragem. Valeu toda a lide. E o 'respeitável' assim o entendeu e agradeceu. Pegou ao 3º. intento, José Pedro Suissa, dos Amadores do Montijo, corpo pequeno, mas com muito valor, entrega e alma, numa pega onde primeiro esteve ele, depois as ajudas, que ajudaram mesmo." (Barreira de Sombra – José Andrade 11/08/2014)



"Ali no sopé da Serra da Estrela, no concelho de Seia existe uma freguesia que dá pelo nome de Pinhanços e este domingo recebia pela primeira vez na sua história uma corrida de toiros.
É sempre uma incógnita saber como vai responder o povo a uma iniciativa destas, ainda mais quando as Festas da Terra, Senhora da Lomba, se realizam na proxima semana... Resultado, praça completamente cheia! O cartel era composto por um ídolo das gentes do Norte e das Beiras, Joaquim Bastinhas, pelo toureiro da terra Gonçalo Fernandes e Cláudia Almeida. Pegavam os Amadores de Cascais e eram lidados cinco toiros da ganadaria de Paulino da Cunha e Silva. O espectáculo decorreu de forma triunfal, um público simpático, mas de certa forma exigente, aplaudindo o bom e por vezes mostrando o seu desagrado com o menos bom. Os toiros que tinham vindo de Alcanhões estavam bem apresentados, com quatro e cinco anos e pesos a rondarem os 460kg de média. Houve dois bravos e dois mansos, azar dos Távoras os dois mansos cairam no mesmo lote... Joaquim Bastinhas teve má mão no sorteio e a si calharam os dois mansos e por vezes complicados toiros das Paulinas. Andou alegre com é seu timbre e desembaraçado, mas a tarde acabou por não ser redonda por culpa dos oponentes." (naturales – Miguel Ortega Claudio 5/08/2014)