quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Apresentada ontem á imprensa a exposição: "Joaquim Bastinhas de Elvas para o mundo."


As reportagens de:


"Segundo Marco Gomes trata-se de uma exposição que faz uma retrospetiva da vida de Joaquim Manuel Carvalho Tenório, conhecido no mundo taurino como Joaquim Bastinhas. Mas não vai ser uma exposição só sobre o toureiro. Vai estar patente nesta exposição a faceta do Joaquim Bastinhas enquanto Homem, pai e agricultor.
Esta ideia partiu de um grupo de amigos que se constituiu numa comissão executiva, contando com uma Comissão de Honra, composta por várias individualidades que engloba amigos em várias áreas e familiares de Joaquim Bastinhas.A mesa foi presidida por Nuno Mocinha, Presidente da Câmara Municipal de Elvas, que na sua intervenção salientou o que representa Joaquim Bastinhas como elvense, enquanto toureiro, empresário e o Homem sempre solidário com os seus conterrâneos, daí o Município abraçar este projecto que irá decorrer no próximo dia 17 na Casa da Cultura na cidade de Elvas. Por seu lado, numa breve alocução sobre a trajectória de Joaquim Bastinhas, Paulo Caetano falou do toureiro, do amigo e do seu carisma. Lembrando que numa actividade tão dura e competitiva como é o toureio, é um feito manter-se na primeira linha ao longo de mais de trinta anos. Paulo Caetano recordou também que Joaquim Bastinhas tem nos seus genes o gosto pela agricultura que seu pai lhe transmitiu, sendo hoje um empresário agrícola de êxito apoiado nas novas tecnologias, num grupo de trabalho que lidera e numa gestão rigorosa. Terminou por falar no chefe de família, como marido, pai…e avô, que no seio da família, encontra o apoio constante para levar a cabo todas estas competências Por último Joaquim Bastinhas mostrou-se sensibilizado com esta iniciativa, agradeceu o apoio do Presidente da Câmara Municipal de Elvas, pois quando lhe foi comunicado este projecto, este era para ser realizado no próximo ano apenas em Alter do Chão. Finalmente verifica-se hoje, que esta exposição vai ser itinerante, estando patente ao público em Elvas, Alter do Chão e Portalegre." (Planeta dos Touros - Fernando Marques 04/09/2014)



"A apresentação da exposição "Joaquim Bastinhas, de Elvas para o Mundo”, que vai estar patente ao público a partir de 18 de setembro, na Casa da Cultura, em Elvas, foi feita, em conferência de Imprensa, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, no final da tarde de 3 de setembro (quarta-feira).
A mostra vai apresentar as várias facetas do cavaleiro tauromáquico, sendo organizada por uma Comissão Executiva, composta por Marco Gomes, Manuel Ribeiro e Fernando Marques e conta com uma Comissão de Honra da qual fazem parte o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno  Mocinha; os autarcas Adelaide Teixeira e Joviano Martins; o empresário Rui Nabeiro, Helena Nabeiro, Ivan Nabeiro, Marcos Tenório, João Manuel Nabeiro, Paulo Caetano, Frederico Cunha, José Luís Cochicho, João Nunes Patinhas, João Carpinteiro, António Nogueira, Joaquim Pataca, Alberto Barradas, Francisco Morgado, José Guerra, António Escarduça, João José Pedro e Hugo Cristiano.
Joaquim Bastinhas, na sua intervenção, explicou que esta exposição “surge da iniciativa de três jornalistas”, tendo o mesmo pedido “para que a exposição tivesse início na minha terra. Estou muito orgulhoso e muito agradecido pelo apoio e carinho que os elvenses têm por mim”.
O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, referiu que é “uma boa forma de dar a conhecer a vida e obra do homem Joaquim Bastinhas. É mais uma homenagem a Joaquim Bastinhas” e ao cavaleiro e diz-se “honrado por ser Elvas o primeiro local onde Bastinhas apresenta a exposição”.
Tomou ainda da palavra o cavaleiro Paulo Caetano, que falou de Joaquim Bastinhas enquanto colega e quanto Pai de Família.
De salientar que mostra é aberta no próximo dia 18 (quinta-feira), às 19 horas, marca o regresso dos eventos culturais à Casa da Cultura, fica patente ao público até 20 de outubro e está integrada no programa das Festas do Senhor Jesus da Piedade, sendo que posteriormente irá estar patente em Alter-do-Chão e Portalegre." (Toureio.pt - Hugo Calado 04/09/2014)





"Foi ontem oficialmente apresentada no salão Vip do Coliseu "Rondão de Almeida", em ,Elvas a exposição "Joaquim Bastinhas - de Elvas para o mundo", que no próximo dia 17 será inaugurada na Casa da Cultura em Elvas e que evoca a trajectória do toureiro, pai, agricultor e Homem Joaquim Manuel Carvalho Tenório (verdadeiro nome do popular Bastinhas). Orgãos de comunicação social e amigos e companheiros do cavaleiro, entre os quais o Maestro José Maldonado Cortes, José Luis Cochicho e o antigo forcado João Nunes Patinhas marcaram presença na sessão de ontem, presidida pelo presidente da Câmara Nuno Mocinha e na qual Paulo Caetano usou da palavra para fazer a apresentação e o elogio do seu amigo e companheiros Joaquim Bastinhas."(Farpas blog - Miguel Alvarenga 04/09/2014)



"O salão VIP do Coliseu "Rondão de Almeida", em Elvas, acolheu esta quarta-feira a apresentação da exposição "Joaquim Bastinhas - de Elvas para o mundo".
A mostra será inaugurada no dia 18 de setembro na Casa da Cultura em Elvas e depois vai estar patente ao público em Portalegre e Alter do Chão.
Esta exposição retrata a faceta do toureiro na sua profissão, mas também como pai, agricultor e homem.
Entre familiares amigos destaca-se que marcaram presença nesta sessão o presidente do município, Nuno Mocinha e os toureiros José Maldonado Cortes, Paulo Caetano, José Luís Cochicho Marcos Tenório e Pedro Salvador." (Diario Taurino - Hugo Teixeira)