terça-feira, 23 de setembro de 2014

Elvas, 21 de Setembro 2014: coliseu "Rondão de Almeida", as imagens... e o que a imprensa diz !



 “Joaquim Bastinhas, a cumprir trinta e um anos de alternativa, a tourear melhor que nunca, também ele a"virar o disco" para trás e a fazer-nos lembrar aqueles anos de ouro em que por cá apareceu para fazer a diferença e se tornar, com o passar dos anos, uma figura incontornável e insubstituível do mundo da tauromaquia. Os anos passam e a verdade é queSe Joaquim Bastinhas teve que se empenhar para se sobrepor às dificuldades do enorme e fugidio primeiro do seu lote, que só acabou por se entregar por falta de casta no final da lide, com o segundo esteve em grande plano. Toureio variado, cites e reuniões bem marcadas, colocação exemplar e sobretudo a lidar muito bem. Para terminar a sua lide ao segundo do seu lote só podia fechar como fechou: um enorme par de bandarilhas em terrenos de compromisso como só ele sabe executar. os antigos estão como o Vinho do Porto, melhores e mais apurados. Bastinhas deu ontem a volta a um primeiro toiro mansote, obrigando-o a investir, sacando a faena impossível, com o saber e a experiência que fazem dele, ainda e sempre, um dos melhores e mais aplaudidos toureiros das nossas praças. No seu segundo, a música foi outra e assistimos a uma lide completa e perfeita, que não se descreve e se resumo com o facto de ter dado a volta à arena com o seu cavalo-craque- o que diz bem do triunfo que obteve.” (Farpas blog – Miguel Alvarenga 22/09/2014)


“O Coliseu Rondão Almeida, em Elvas, acolheu este domingo uma agradável corrida à portuguesa, tendo o espetáculo registado uma boa entrada de público (cerca de ¾) de casa.
João Moura, Joaquim Bastinhas e Sónia Matias rubricaram boas atuações perante os astados (gordos) de Romão Tenório que serviram para a função, exceto o segundo da tarde que coube em sorte a Bastinhas. Bastinhas a sua alegria e um grande par de bandarilhas ao segundo do seu lote.” (Diário Taurino – Hugo Teixeira 21/09/2014)


“Joaquim Bastinhas, de Elvas para o mundo” é o titulo da exposição que retracta a vida deste toureiro Elvense; já são mais de trinta anos de toureio continuando a chama do triunfo bem acesa; hoje, como já vem sendo tradição nas suas festas, toureou perante as suas gentes; no seu primeiro depois de brindar ao seu filho Marcos que se encontra ainda a recuperar de acidente sofrido na praça de toiros de Albufeira, pouco pode fazer perante o toiro mais pesado da corrida com seiscentos e trinta e oito kilos, cravou a ferragem da ordem mas não conseguiu brilhar como pretendia, ainda cedeu a mais um ferro a pedido do público e cravou um de palmo com que rematou a actuação, o director concedeu volta mas Bastinhas não deu. Foi no seu segundo que surgiu o triunfo, uma lide alegre e variada, em que aproveitou as boas condições do seu oponente, ferros de nota alta numa lide que veio sempre a mais e que foi rematada como não podia deixar de ser com um excelente par de bandarilhas em terrenos de grande compromisso, apeou-se da montada e recebeu a maior ovação da tarde.” (toureio.pt – Hugo Calado 21/09/2014)


“Joaquim Bastinhas que a jogar em casa não costuma facilitar, teve tarefa complicada no primeiro do seu lote, manso e fugidio. O cavaleiro elvense com verdade, maestria e muito traquejo, cumpriu da melhor forma a difícil tarefa que lhe tocou em sorte. No segundo, um dos melhores exemplares da tarde/noite, Joaquim não perdeu a ocasião para desenvolver uma verdadeira “lide à Bastinhas”. Toureio variado com cites vistosos e alegres, reuniões corretas e boa cravagem. Rematou a lide com um soberbo par de bandarilhas em terrenos de grande compromisso.” (Taurodromo – João Carvão 21/09/2014)


“O Coliseu de Elvas recebeu a primeira das duas touradas integradas nas Festas do S. Mateus, que trazem a Elvas milhares de visitantes.
Com o tempo a ameaçar chuva mas com a versatilidade deste coliseu a proteger os espectadores da intempérie, registou-se cerca de três quartos dos confortáveis lugares das bancadas preenchidos.
Um cartel com alguma veterania com João Moura, Joaquim Bastinhas e Sónia Matias, para lidarem touros de Francisco Romão Tenório (encaste Murube). Seriam os touros do ganadeiro arronchense os grandes protagonistas desta tarde, dado que à excepção do segundo, primeiro do lote de Joaquim Bastinhas com mais de 600 kg. que foi manso e colocou enormes dificuldades ao grupo dos Académicos de Elvas, os restantes todos se deixaram lidar  Se Joaquim Bastinhas teve que se empenhar para se sobrepor às dificuldades do enorme e fugidio primeiro do seu lote, que só acabou por se entregar por falta de casta no final da lide, com o segundo esteve em grande plano. Toureio variado, cites e reuniões bem marcadas, colocação exemplar e sobretudo a lidar muito bem. Para terminar a sua lide ao segundo do seu lote só podia fechar como fechou: um enorme par de bandarilhas em terrenos de compromisso como só ele sabe executar.” (Planeta dos touros –  Fernando Marques 21/09/2014)


(fotos Hugo Teixeira, Hugo Calado, Fernando Marques)