terça-feira, 28 de outubro de 2014

Recortes de imprensa sobre a ultima da temporada de Joaquim Bastinhas:


“Um concurso de ganadarias pobre cujos exemplares apresentados, justos se apresentação e na maioria desprovidos de classe, não permitiram que os toureiros se luzissem.
JOAQUIM BASTINHAS
A um toiro distraído, andarilho e com arrancadas de manso que tinha deficuldades em se fixar, deu uma lide séria, a única lide possivel.De salientar o 2º comprido e os curtos, em que teve que jogar tudo, arriscando e só assim conseguindo curtos de muito valor.Para se avaliar as dificuldades do toiro, basta dizer que o público compreendendo essas dificuldades, nem pediu como é hábito o par a duas mãos com que Bastinhas normalmente acaba as suas actuações.Ficou para quem viu, a seriedade e o saber de um toureiro que toureia todos os toiros e que dá a cada um a lide correcta.”… (sortes de gaiola 27/10/2014 João Cortesão)


A monumental “Celestino Graça”, encerrou a sua temporada 2014, no passado sábado. Uma corrida de beneficência a favor da misericórdia da cidade das “portas do sol”, tão bem descrita na obra literária de Almeida Garrett, “Viagens na Minha Terra”. Apesar do sol quente de outono que iluminou a tarde, o público acorreu em número reduzido á praça de toiros, apesar dos aliciantes do cartel – corrida concurso de ganadarias com seis cavaleiros, cujo cabeça de cartaz foi “El comandante” Joaquim Bastinhas: cinquenta e quatro corridas toureadas; triunfos rotundos em Évora, Elvas, Albufeira, Portalegre, Moita, Caldas da Rainha, Lisboa - mais duas alternativas concedidas(23): José Carlos Portugal e Filipe Ferreira… verdadeiramente diabólico, sobretudo quando em praça surgiu o binómio Bastinhas/”Amoroso”… coube ao “comandante”, Joaquim Bastinhas (porque também conta com trinta e um anos de alternativa) lidar o primeiro da tarde de “Falé Filipe” em substituição do titular de “S. Martinho”. Certamente não foi o adversário desejado pelo cavaleiro de Elvas para fechar a sua temporada - mas isso também não o impediu, como é seu timbre, dar a volta á sorte e perante um toiro que saiu distraído, descaindo para tábuas, andarilho e com investida dura no momento do ferro, as armas eleitas pelo “comandante”, foram o tal “Amoroso” (de que tanto se fala) de início, e depois o experiente “Tivoli”, arrumaram a questão, muito por cima daquilo que o “Inimigo” merecia. Assim se despediu Bastinhas da sua trigésima primeira temporada, sem dúvida o “comandante” da temporada 2014, em êxitos, número de corridas toureadas e toiros lidados; bravos, mansos, assim assim, todos tiveram a sua lide, não olhando a divisas ou encastes. Joaquim Bastinhas todo um caso!”….. (tauromaquia 27/10/2014 Rosário Vistas)

Foto Emílio de Jesus
“Com o toiro extra-concurso, que não complicou, o Maestro Joaquim Bastinhas teve uma lide séria e vibrante, destacando-se no segundo comprido e em dois bons curtos, desta vez sem o par e sem o salto do cavalo, também sem volta, limitou-se a vir ao centro da arena agradecer os aplausos por uma lide brindada ao seu amigo Carlos Parente.”… (farpas blog 27/10/2014 Miguel Alvarenga)