sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Joaquim Bastinhas - "momentos a preto e branco." (parte I)

Em tempo de festividades e vivido o natal, estamos já com as portas do final do ano entreabertas. Joaquim Bastinhas  vai vislumbrando 2015, a sua trigésima segunda temporada como profissional do toureio. Trinta e dois anos de entrega, trabalho e muita paixão pelo toureio. Nunca é demais olhar para um trajecto, recheado de êxitos, pormenores e factos que colocam o maestro de Elvas, como uma das figuras de referência da tauromaquia, em particular do toureio a cavalo. 

Joaquim Bastinhas com seu pai Sebastião Tenório na feira da Golegã de 1968
Em Évora dando a volta durante um festival da Escola Agricola da cidade do templo de Diana.
Com o "Guiso" em Fangueiros, em Fevereiro de 1983, a três meses da alternativa.
Evora 15 de Maio de 1983 - a alternativa.

Com José  Mestre Baptista e Jorge Marques na praça de toiros da Moita.
Um par a duas mãos, sorte que o destacou com, aqui com o "Guiso".
Confirmando a alternativa no Campo Pequeno, a 14 de Julho de 1983, tendo como padrinho João Telles.
Com o "Xequemate" em Coruche, num par cravado de dentro para fora.
José Tello Barradas um apoderado, que marcou a diferença, num momento crucial da sua carreira. A quadrilha: Jorge Marques e João Carlos Chambre.
O "Palmela" outra das montadas daquela que é apelidada de "quadra de ouro" do cavaleiro de Elvas, na foto em Santarém numa corrida da Feira Nacional da Agricultura de 1986
Joaquim Bastinhas com seu pai (ao centro) e palma Fialho, outro dos seu apoderados 
Concurso ganadarias de Évora, 1985, com o "Piropo" frente a um ... "Murteira Grave". 
Contudo nem só dos grandes êxitos reza o toureio. por vezes surge a colhida. Na imagem a colhida de Bastinhas na praça de toiros do Campo Pequeno com o "Trinco".
No  entanto a raça dos toureiros faz com que superem rápido as adversidades. Na mesma corrida na praça de toiros do Campo Pequeno , viria a assinar a lide da tarde com o "Xequemate".
Nazaré uma das suas praças dos grandes êxitos, na foto com o "Vip".
Évora: de largo, frente e a esperar um "Grave", ganadaria da qual é o toureiro, que mais toiros leva toureados desde sempre.
Numa da suas actuações em "Las Ventas", cravando um par de bandarilhas com o "Trinco" a um de "Filipe Bartolomé"
O sorriso de sempre, a alegria que enche praças.
A raça e valor do cavaleiro de Elvas, impuseram-no ao longo de todos estes anos, como primeiríssima figura do toureio a cavalo.
Joaquim Bastinhas, seja nas monumentais, seja nas praças de província, a sua alegria, o seu toureio e a sua popularidade sempre foram irrefutáveis.

Voltaremos ao tema, tentando apresentar sempre imagens diferentes, para que os aficionados possam recordar (os cinquentões) momentos que viveram, e os mais novos, possam também eles ter conhecimento da historia do toureio a cavalo recente, e de uma figura desse mesmo toureio, que continua a  manter o ceptro da sua tauromaquia intocável.