terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Joaquim Bastinhas pelo mundo.

Joaquim Bastinhas no seu dilatado curriculum tauromáquico, conta com actuações nos quatro cantos do mundo. Desde sempre, mesmo quando ainda era praticante, o cavaleiro de Elvas já se aventurava por praças de Espanha e França. Se bem que não sendo praças de renome, a verdade é que Bastinhas tem uma larga trajectória fora de Portugal. Como dado curioso e desconhecido de muitos Joaquim Bastinhas toureia em Las Ventas, lidando toiros do "Marquês de Ruchena", alternando com Rafael Peralta, Angel Peralta, Antonio Ignacio Vargas, Javier Buendia e Luiz Miguel Arranz um ano antes de tirar a alternativa (15 de Agosto em Èvora). Nas temporadas de 1989, 1990 e 1991, atravessa o "charco" e toureia no México. Também na temporada de 1989 toureia na Grécia com António Telles e o matador espanhol António Posada. Antes ainda actuou em Macau na temporada de 1986,tendo como companheiros António Telles, Rui Salvador, Miguel Fernandes e o matador de toiros Víctor Mendes. Em 2012 Joaquim Bastinhas toureia de novo Na América do Sul, na feira taurina "Del Sol" da cidade de Mérida, contando com Marcos Tenorio Bastinhas, como um dos companheiros de cartél. Regressando à Europa, em Espanha e França, o maestro de Elvas toureou em todos os grandes palcos da tauromaquia: Madrid, Sevilha, Saragoça (Espanha), Nimes, Arles, Béziers (França) entre muitas outras. 


Em Madrid com o Trinco frente a um bom moço de "Alonso Moreno de la Cova".

Sevilha na despedida de Rafael Peralta, 

Macau: Ásia, a praça de toiros toda ele construida em bambu, sem um único prego ou braçadeira em ferro ou aço.
Macau, um ambiente e um publico diferente, mas interessado 


E da Ásia até ao Continente Americano. Califórnia onde toureou por diversas vezes nas praças de toiros de Stevinson, Thurlock onde granjeou grande ambiente


Em Stevinson com Rogério Amaro seu apoderado e a quadrilha constituida por João José e José Carlos Biscainho


Thurlock onde toureou em várias ocasiões a ultima das quais num cartel de pais e filhos: Joaquim Bastinhas e Marcos Tenorio Bastinhas, João Carlos Pamplona e Tiago Pamplona. 

E da Califórnia até ao México, País onde rumou três épocas consecutivas, quando apoderado por Fernando Camacho e a convite de Gaston Santos, toureou nas praças de toiros de Mazatlan, Aguascalientes, chicuanan


Na temporada de 2012, Joaquim Bastinhas toureia na "Feria del Sol", na cidade de Mérida, em Venezuela.
Em Mérida Bastinhas alternou com Marcos Tenório Bastinhas, José Luís Rodriguez e Juan Rafael Restropo 


E da América regressamos á Europa, mais precisamente a França, onde Bastinhas conquistou há muito o publico gaulês, gozando de grande cartel junto dos aficionados franceses. 


Béziers


Joaquim Bastinhas na corrida de rejoneio da Feira de Arles lidando um exemplar de "Bohorquez"

Praça de toiros de Arles
Praça de toiros de Nimes

Assim fizémos uma "breve viagem" pelo estrangeiro com Joaquim Bastinhas.  Europa, Asia, América foram alguns dos continentes onde toureou o maestro de Elvas. Voltaremos ao tema. Até lá ficam convosco as imagens.