segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Jornal "Olé" entregou prémios em noite de gala no "Romeiras" em Alenquer.


Ontem há noite no "Romeiras" forum procedeu-se há entrega dos troféus do jornal de tauromaquia "Olé". Noite agradável, com muitos presentes, com um jantar de ementa tradicional, ao longo do qual foi actuando a Banda de Musica, que desde sempre abrilhantou os espectáculos na praça de toiros do   Sitio da Nazaré, e nesta noite de Gala do "Olé" jornal, voltou a encantar. De aplaudir a actuação muito "róciera"do grupo de Sevilhanas presente e que inovando bailou também ao som do fado instrumental ligeiro. Quanto aos laureados todos estiveram ou fizeram marcar a sua presença por alguém da sua confiança (Manuel Dias Gomes e Pedro Gonçalves). Joaquim Bastinhas recebeu pela quarta vez esta temporada o troféu destinado ao cavaleiro triunfador da temporada 2014



 - Tertúlia AEMINIUM, Escola de Toureio Joaquim Gonçalves de Santarém, Farpas Blog e ontem "Olé" jornal, esta unanimidade de ortogações de troféus, demonstra bem a importância que o cavaleiro de Elvas teve ao longo e no desenrolar da época tauromáquica de 2014. No entanto ontem para além do Maestro Bastinhas, o jornal "Olé"  distinguiu também através da recordação a Sebastião Tenório (prestigio), e Marcos Tenorio Bastinhas (incentivo), pela entrega, raça  e desempenho que imprimiu ás suas actuações, assim como o valor, esforço e entrega, que tem imposto há recuperação da sua lesão, como todos sabem sofrida na praça de toiros de Albufeira.



 Quanto a Joaquim Bastinhas centraram-se as suas palavras no agradecimento a todos aqueles que o acompanharam, apoiaram e acreditaram em si, mas acima de tudo, a todos  aqueles que com ele "alternaram e o incentivaram  numa época taurina pessoal tão complicada". Bastinhas nesta sua intervenção em Alenquer salientou também o profissionalismo com que se tem que encarar a profissão - em que há que ter uma equipa coesa, onde cada um tem que saber o lugar que ocupa e o que tem e deve fazer. Tudo em função do toureiro - do êxito do toureiro e do seu toureio -  "todos reunidos, ao lado e pelo seu líder (capitão). Foram uma vez mais palavras sentidas, talvez mesmo escolhidas, mas muito objectivas, a espelhar a forma como Joaquim Bastinhas encara (e sempre encarou) o toureio e a tauromaquia em geral. Uma nota ainda de realçe sobre as  intervenções de Bastinhas: apesar de todas elas focarem o mesmo tema: o toureio; todas elas com maior ou menor intensidade, mas subtilmente, têm focado aspectos da carreira, mas não só: acima de tudo da vida do próprio toureiro. E essa, um dia que seja dada á estampa, com todas as vivências, piripècias e histórias "quase impossíveis de acontecerem", serão afinal nem mais nem menos o desvendar daquilo que todas as grandes figuras do toureio têm que tragar, para chegarem e manterem-se no posto de " primeira figura", de "Maestro" - e que a própria história do toureio a cavalo não deixará, que o relógio do tempo apague esses nomes, de uma galeria  tão difícil e tão distinta em que figuram, ou certamente figurarão.