quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Imprensa sobre: Temporada do Campo Pequeno 2015.

"PORTUGAL Campo Pequeno, un gran abono: Ventura vs El Juli, cartelazo en Lisboa

Publicación: 18/02/2015 (19:57) 

FRANCISCO MORGADO
Lisboa (Portugal) Diego Ventura y El Juli se enfrentarán mano a mano en la primera parte de la temporada de Lisboa, un abono con carteles muy fuertes marcado por la doble presencia tanto del rejoneador de La Puebla del Río como de Hermoso de Mendoza. Además, estarán presentes varias figuras del toreo portugués como Luis Rouxinol, Joao Moura padre e hijo, Rui Fernandes y Joaquim Bastinhas, además de las promesas más sólidas del toreo a caballo del pais vecino. 
El empresario del coso lisboeta, Rui Bento se mostró muy ilusionado por haber rematado unas combinaciones atractivas y resaltó la buena voluntad de artistas, apoderados y ganaderos. Además, se anunció que más de 500 localidades tendrán un abono especial con el 50% de descuento en 12 corridas de toros y una novillada.
Esta primera parte de abono arranca, como ya informó Mundotoro, el 9 de abril (jueves posterior al Domingo de Pascua), y se extiende hsta el 23 de julio. Destaca además otra corrida de a pie con la presencia del francés Juan Bautista y del salmantino Juan Del Álamo, una de las jóvenes promesas del escalafón superior. 
Los carteles, dados a conocer esta misma tarde durante una conferencia en el propio ruedo de Campo Pequeno, que ha congregado a multitud de aficionados y profesionales, han quedado de la siguiente manera:
-J 09/04: Rui Fernandes, Diego Ventura y Moura jr (Pinto Barreiros)
Actuarán los forçados Amadores de Lisboa y Alcochete

-J 15/04: Antonio Telles, Telles Bastos y João Telles (Murteira)
Actuarán los forçados Amadores de Vilafranca de Xira y Coruche

www.marcos-tenorio.com
-J 04/06: João Moura, Pablo Hermoso y Marcos Bastinhas (Varela Crujo)
Actuarán los forçados Aposento de Moita y Portalegre

-J 18/06: Diego Ventura y El Juli (Toros por designar)
Actuarán los forçados de Montemor

-J 02/07: Luis Rouxinol, Sonia Matías, Francisco Palha, Moura Caetano, Gilberto Filipe y Filipe Gonçalves (Fernandes de Castro)
Actuarán los forçados Amadores de Montijo, Apòsento do Barrete Verde y Aposento de Chamusca


-J 09/07: Joaquim Bastinhas, Rui Salvador y los matadores de toros Juan Bautista y Juan Del Álamo (Luis Rocha y Falé Filipe)
Actuarán los forçados Amadores de Ribatejo y Monsaraz

-J 16/07: Duarte Pinto, Miguel Moura y otro (Canas Vigoroux)
Actuarán los forçados de Beja, Cascais y Monforte

-J 23/07: Pablo Hermoso, Moura jr y João Telles (Ribeiro Telles)
Actuarán los forçados Amadores de Santarem.
La segunda parte de la temporada que comprende los festejos del 6 y 20 de agosto, 3 y 24 de septiembre y 1 de octubre serán dados a conocer en los próximos meses." (mundotoro 18/05/2015 Francisco Morgado)


"4 de Junho - Corrida "Flash". 6 toiros de Varela Crujo para João Moura, Pablo Hermoso de Mendoza e Marcos Tenório Bastinhas. Forcados do Aposento da Moita e de Portalegre - Mais um elenco "monstro" com a particularidade de trazer de novo ao Campo Pequeno a competição entre dois ídolos sagrados, o Maestro Moura e Pablo Hermoso, que aqui não toureavam juntos desde 2007. O cartel está superiormente rematado com a presença de Marcos Bastinhas, um dos grandes cavaleiros da nova vaga e que pela primeira vez tem "um aperto" a sério na primeira arena de Portugal, competindo com duas das maiores Figuras dos últimos anos. Dois bons grupos de forcados também - Aposento da Moita e Portalegre - e uma ganadaria que é sucesso de êxito, a de Varela Crujo." (farpas blog 18/02/2015 Miguel Alvarenga)

www.marcos-tenorio.com
"9 de Julho - Corrida "Correio da Manhã" de Homenagem Nacional a José Mestre Batista. 8 toiros de Engº Luis Rocha (4 para a lide a cavalo) e Falé Filipe (4 para a lide a pé) para Joaquim Bastinhas e Rui Salvador, Forcados do Ribatejo e Monsaraz, e os matadores Juan Bautista e Juan del Álamo - Um cartel "enorme", de oito toiros, à antiga, que se justifica em pleno pelo facto de Mestre Batista (justa e merecida homenagem, quando se assinala o 30º aniversário da sua morte), no seu tempo, ter triunfado inúmeras vezes nesta praça em corrida mistas em que se lidavam oito toiros. O elenco é apropriado e digno da figura que se vai homenagear: Joaquim Bastinhas (grande triunfador da última temporada) e Rui Salvador foram os mais emblemáticos cavaleiros a quem Mestre Batista concedeu a alternativa; o matador francês Juan Bautista, uma das grandes figuras da actualidade, é filho do empresário e antigo cavaleiro francês Luc Jalabert, a quem Mestre Batista também concedeu a alternativa no Campo Pequeno; Juan del Álamo é a nova vedeta do toureio espanhol e vem fazer a sua apresentação como matador, rodeada de justificada expectativa, depois de já ter toureado em Lisboa como novilheiro. Pegam os forcados do Ribatejo e de Monsaraz (sendo Batista natural de São Marcos do Campo, mesmo ali ao lado), procurando-se desta forma que o Ribatejo e o Alentejo marcassem presença na noite em que se vai lembrar um "figurão" que marcou uma época e que tantas vezes triunfou nas praças destas duas regiões aficionadas. Sucesso assegurado, também, com as presenças das ganadarias do Engº Luis Rocha (para as lides a cavalo) e de Falé Filipe (para as lides a pé). Uma noite certamente marcante e que merece também lotação esgotada - para além do grande cartel e da nostalgia se lembrarmos as célebres corridas de oito toiros em Lisboa, está, acima de tudo, a oportunidade que todos vamos ter de prestar tributo a um Toureiro cuja carreira esteve intimamente ligada à praça do Campo Pequeno, palco dos seus grandes triunfos e da sua sólida "revolução". (farpas blog 18/02/2015 Miguel Alvarenga)