segunda-feira, 16 de março de 2015

Imprensa hoje sobre o festival de Nisa:

"JOAQUIM BASTINHAS
Conseguiu excelente actuação com um novilho que colaborou, saindo com dois cavalos novos que muito impressionaram favoravelmente. De saída, o VIGO ( ferro João Diniz), esteve segurissimo além de se tirar á medida com expressão. Este cavalo faz-me lembrar fisicamente, na seriedade com que desenha as sortes e no gesto, o "Aguilillo" de Luís Domecq"( tão só um dos cavalos de que mais gostei ), prevendo eu que pode vir a ser excelente de bandarilhas. Depois sacou o DARDO ( Ferro Manuel Braga), com o qual deu uma dimensão diferente ao seu toureio, desenhando a sorte com ligeira batida, a uma distância que permite ao toiro recuperar do engano dando outra verdade ao seu desempenho. Á parte disso, este cavalo tem beleza, transmite e tem classe. Rematou a lide no "Duque" ( ferro João Moura) com o tradicional par a duas mãos. Com estes dois cavalos ( Vigo e Dolar) e com o Amoroso, não me engano se disser que Bastinhas está montado como nunca e que pode fazer uma época superior á do ano passado." (sortes de gaiola - 16/03/2015 João Cortesão) 



Nisa, exemplo vivo de artesanato, dos seus queijos e gentes, assistiram ao festival de abertura de Temporada com o regresso fulgurante de Marcos Tenório, que resultou num êxito, após romper depois da colocação do primeiro curto. Adaptado as novas montadas, Marcos Bastinhas mostrou ganas em vir-se a afirmar entre os primeiros no final da temporada. (porta dos sustos - 15/06/2015)



"Depois do acidente sofrido na passada temporada em Albufeira pelo cavaleiro elvense Marcos Tenório Bastinhas, que o colocou em “dique seco” por largos e dolorosos tempos, encontrando o apoio na família e amigos para a recuperação, era esperada com expectativa a sua reaparição. Assim “Frente a um hastado distraído, manso e com investidas muito curtas Marcos Tenório Bastinhas esteve decidido nos compridos, mexendo no toiro procurando sempre deixá-lo colocado. Nos curtos esteve decidido e tapou de alguma forma o desluzido exemplar que lhe tocou lidar”. No seu regresso, Marcos utilizou o “Capa Negra”, “Triunfo”, “Dólar” e no final o “Actor”, com o qual cravou um palmito e se despediu do público de Nisa. Deixou bom ambiente no seu regresso e boas expectativas para Santarém, já no próximo dia 22 de Março." (planeta dos touros - 16/03/2015 Fernando Marques)


"MARCOS BASTINHAS
Tinha toda a curiosidade em ver a reaparição deste cavaleiro, e não saí defraudado, bem pelo contrário. Recebeu bem o novilho no "Capa Negra" ( ferro João Diniz) que se apresentou mais maleável. Depois sacou o "Triunfo" ( ferro Vinhas), e recreou-se em ferros com rara emoção e em ladeares vistosos. Sacou ainda de bandarilhas um cavalo novo "Dolar" com o ferro (João Moura) do qual tirou partido da expressão desta montada num toureio mais clássico. Rematou a lide de forma aparatosa no Actor (ferro Caniceira).Impressionou o á vontade com que este cavaleiro se apresentou depois do acidente, mostrando a quem viu, que está totalmente recuperado e com vontade de lutar." (Sortes de Gaiola - 16/03/2015)



"Quanto aos cavaleiros estiveram por cima dos hastados, levando-lhes a melhor com muito traquejo, no caso de Bastinhas e também Salvador. Regresso auspicioso de Marcos Tenório que não defraudou as espectativas que sobre ele recaiam neste seu regresso após uma paragem de oito meses." ( aficionados de portugal - 15/03/2015 Francisco Santos)