quarta-feira, 18 de março de 2015

Imprensa: ontem e hoje o que foi publicado.

"Marcos Tenório está de regresso! Em Nisa a emoção foi enorme, a alegria que contagiava a família e o toureiro depressa chegou ao público que acarinhou bastante o Marcos quando ele deu entrada na arena. Foi um dia em grande, sonhado e sofrido, mas de triunfo, passando o ginete pela arena daquela vila alentejana com uma maravilhosa quadra, com respostas para cada um dos problemas que surgiu. Em Nisa, Marcos deixou ambiente, deixou escrito que está pronto para os grandes desafios que tem pela frente este ano e que, o acidente ocorrido no ano passado em Albufeira, já faz parte da história. Temos toureiro! Mas fazendo uma análise ao festival, poderemos dizer que este sábado em Nisa assistimos, por vezes, a bons momentos de toureiro. Joaquim Bastinhas, máximo triunfador da temporada passada abriu praça e…não vem para brincar, meus amigos! Bastinhas vem para defender o título conquistado em 2014 e promete não dar tréguas aos seus adversários. Em Nisa isso ficou provado, mostrando um toureio alegre, variado e uma quadra de cavalos de superior nota. Cuidem-se (cavaleiros), pois o Maestro de Elvas vai voltar a apertar com a rapaziada! Grande atuação!" (Hugo Teixeira - 16/03/2015 Hugo Teixeira)


Joaquim Bastinhas abriu a sua temporada ciente da responsabilidade que tem aos seus ombros, após a brilhante campanha de 2014, a qual lhe valeu por unanimidade o título de Máximo Triunfador da época passada; uma farturinha. Nada menos que onze distinções!?! Porém deve saber também o cavaleiro de Elvas que este ano é o alvo a abater. Nele tem centradas todas as atenções e tanto os “companheiros de carreira”, como os “jovens lobos”, querem “despromover” o general. Um general que não quer perder divisas, mas sim, procura a promoção a marechal, com toda aquela ambição e entrega que ao mesmo tempo é também a revolução que imprime ao seu toureio. Bem montado, andou seguro e desafogado a lidar o seu hastado. Foi irreverente com o seu oponente como sempre, mas muito toureiro. A temporada ainda agora começou. Veremos se Bastinhas tem cachimbo para tanto tabaco que por aí vem. Do que conhecemos do de Elvas – com certeza que sim!”……........................



................Voltou. Raça, entrega inquestionável. Valor intocável. Ganas muitíssimas. Arte: a de sempre. Assim definimos o regresso de Marcos Tenório, no passado sábado em Nisa. Pela forma como lidou o seu oponente, muito pouco colaborador, o mais jovem dos Bastinhas certamente é uma mais valia para a temporada, porque da meia dúzia de jovens toureiros – e escrevo jovens toureiros porque considero-os todos aqueles que contam meia dúzia de anos de alternativa (porque outros há que o são apenas no bilhete de identidade) e evidentemente que Marcos Tenório já provou ser um dos da frente, senão mesmo o da frente, do plantel de jovens figuras do toureio a cavalo da actualidade. Bem montado, seguro, toureiríssimo foi o toureiro da tarde e poderá sê-lo muitas mais tardes”.( tauromaquia – 15/03/2015 Maria de Fátima)  


"Domingo: Santarém abre temporada com festival. A Monumental de Santarém abre no próximo domingo, 22, a temporada com um festival taurino a favor da Santa Casa da Misericórdia em que actuam os cavaleiros Joaquim Bastinhas, Luis Rouxinol, Sónia Matias, Marcos Bastinhas (foto), Tiago Carreiras, Luis Rouxinol Jr. e Mara Pimenta, pegando os forcados de Santarém (que se apresentam na sua praça no ano em que comemoram o primeiro centenário) e de Vila Franca. Lidam-se sete novilhos-toiros das ganadarias de Herdeiros de António Silva, Branco Núncio e Lopes Branco. Este festejo integra-se nas Festas de S. José e terá início às 16h30, com bilhetes desde 10 euros." (Farpas blog - 18/03/2015 Miguel Alvarenga)