sábado, 2 de maio de 2015

Quem manda em Elvas?


Um curro de "Passanha" precioso em apresentação que saiu a pedir contas aos toureiros, obrigando-os a estarem muito profissionais - sem falhas. Foi uma noite de emoção, com Joaquim Bastinhas a aquecer o ambiente, com uma actuação muito ao seu estilo - exuberante, irreverente qb, artística, que o torna diferente de todos os outros toureiros. Esta noite o cavaleiro de Elvas, a "tourear em casa", sacou três das estrelas da quadra: "Zico" nos compridos. "Amoroso" nos curtos e o "Duque" para encerrar com o par de bandarilhas, desmontando no centro da arena, tributasndo-lhe o publico calorosa ovação.  



Mas se o espectáculo abriu agradavelmente, perante o bom desempenho de Joaquim Bastinhas, melhor fechou com Marcos Tenorio Bastinhas, com uma actuação de lei, perante um toiro que se quedou nos médios com o decorrer da lide.


Marcos enfrentou o seu "Passanha" com decisão. Decisão de um toureiro que "saiu por todas" - a triunfar ou nada. E neste caso iniciou a construção do seu sucesso montando o "Capa Negra". Saca depois o "Triunfo" e com cites de largo ataca o toiro, provocando-o descaradamente, pisando-lhe os terrenos, não lhe dando outra opção senão investir.


Terminou a sua actuação com o "Actor", que lhe concedeu momentos vibrantes e onde os "palmitos", ou ferro de palmo, foram o corolário para uma actuação muito aplaudida e ao som de musica. No final se de um jogo de futebol se tratasse, os adeptos dividiam-se nas opiniões: Bastinhas? Sem duvida. Joaquim ou Marcos? Certamente que desta feita Marcos levou a palma. 



"Elvas
Este fim de semana foi uma autêntica maratona taurina, depois de uma bela tarde de toiros em Montemor, rumámos a Elvas para mais uma corrida. Confesso que estava cansada e que o ânimo já não era o mesmo depois de 3 horas a andar atrás de uma boa fotografia, mas a paixão pelos toiros faz-me ir buscar forças nem sei muito bem onde! Seis cavaleiros, toiros Passanha e 3 grupos de forcados. Joaquim Bastinhas é um triunfador nato, cheio de ganas e uma alegria contagiante, cravou bons ferros e como é seu apanágio, culminou a lide com o seu "par de bandarilhas. Tito Semedo também carimbou uma boa passagem por Elvas.Sónia Matias é uma cavaleira e mulher com H dos grandes, daquelas que fazem o sexo feminino ser o sexo forte. Não é por acaso que é a Sónia Matias! Boa actuação em Elvas. Ana Batista foi uma agradável surpresa, mais confiante e com a sua elegância de sempre surpreendeu e agradou. Pedro Salvador também não deixou passar esta oportunidade para mostrar o seu bom trabalho com ferros de muito boa nota. Muito bem Pedro Salvador. Mas o melhor da corrida veio mesmo na última actuação da noite.
Marcos Tenório Bastinhas, raio do homem que nos corta a respiração, não me canso de dizer que anda inspirado e com umas ganas que não acabam mais. Com um toureio arriscado e irreverente, como se de um menino rebelde se tratasse. Ferros arriscados e a transbordar arte e toureiria. Dá gosto ver um toureiro assim, dá gosto ver uma lide assim! Faz-nos  acreditar que a festa tem futuro e que esta está em muito boas mãos. É hábito utilizar a expressão de "por a carne no assador",  não que tenha algum significado unicamente  taurino,  mas é de facto o que apetece dizer ao ver o Marcos a tourear. Não falo só dá actuação  de Elvas, falo de cada vez que vejo este homem numa praça, montado num cavalo e em frente a um toiro. Parece que fica "possuido" ou coisa que o valha! Esta temporada que ainda agora iniciou augura algo de muito positivo e bom para o ginete mais novo de Elvas. Que bom é ver tourear assim, que bom que é sentir que se dá tudo quando se está a fazer o que se gosta. O Marcos transmite isso mesmo, que para além de um homem realizado, faz o que gosta e com uma entrega que infelizmente é cada vez mais rara. Não nutro um carinho especial pelo Marcos à toa, adorava sentir este carinho especial por todos os toureiros, e na verdade sinto por alguns, por todos aqueles que me fazem sentir que a festa está viva e em boas mãos por muitos e muitos anos.E agora que desabafei, desculpem-me o atrevimento, vou continuar! ;) Três grupos de forcados, Monforte, Académicos de Elvas e Coimbra. Não sou facciosa, mas já assumi publicamente que sou GFA Monforte, o que não me faz ser parcial. De facto houve boas pegas nesta noite, mas Nuno Toureiro, que não é toureiro mas sim um grande forcado executou uma daquelas pegas que levantam uma praça. Curro Passanha a cumprir e com excelente apresentação e boa direcção de corrida do mais recente inteligente Marco Gomes". (portadossustos 04/05/2015 Maria Mil-Homens)