segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Marcos Tenorio: apontamentos da temporada



"Marcos Bastinhas jogava em casa. Nas bancadas a família, com o regresso do seu pai Joaquim Bastinhas numa aparição pública muito brindada e saudada. Marcos arrimou-se no primeiro com a receita de que, para sacar partido ao touro, tinha que andar ligado, pisar-lhe os terrenos e atacar o touro. Foi o que o de Elvas fez e daí, resultou um toureio de entrega a chegar com grande facilidade às bancadas. Ao segundo igualmente complicado, esteve muito profissional e com a entrega que coloca sempre nas suas lides mas, o touro não permitiu a lide redonda que procurava para brindar o público da sua terra..." (planetadostouros)


"Já no duo Sónia Matias/Marcos Bastinhas, foi uma lide algo "desiquilibrada", já que o de Elvas evidenciou um outro á vontade, face á sua companheira. No entanto o publico saudou o desempenho de ambos os toureiros... Marcos Bastinhas voltou a destacar-se com o seu toureio poderoso, caracteristico e variado, aproveitando a nobreza do seu hastado, Ferros a pisar terrenos de compromisso rematados com mando, num galope a duas pistas tão do agrado do publico..." (arenascom.blog)


"Marcos Bastinhas voltou a demonstrar um toureio com muita personalidade, não concedendo facilidades aos seus oponentes, apertando sempre. No seu primeiro, e terceiro da corrida, o menos luzido dos "Passanhas", apoderou-se dele desde inicio dobrando-se bem, dando-lhe a garupa da montada, para deixá-lo colocado e cravar dois bons compridos rematados com classe. Nos curtos escolheu com acerto os terrenos e desenhou bonitas sortes. O melhor do cavaleiro de Elvas veio no ultimo da tarde, um toiro com outras condições de lide e ao qual o cavaleiro sacou todo o partido, de inicio ao fim da lide. Recreou-se na brega e nos adornos, cravou com decisão. No terceiro curto aguentou uma enormidade pelo toiro tendo cravado o melhor ferro da tarde . Despediu-se com o tradicional par de bandarilhas, firmado com assinatura distinta..." (arenascom.blog)


"Marcos Tenorio voltou esta tarde a brilhar na arena da praça de toiros da Ilha Terceira, reeditando o êxito alcançado ontem e que lhe valeu o prémio para a melhor lide. Esta tarde uma vez mais Marcos "saiu a por todas" como se diz em linguagem taurina, rubricando duas lides com classe e muito valor, tendo uma vez mais empolgado o publico. Sem duvida umas Sanjoaninas de luxo para o cavaleiro de Elvas, face aos sonantes êxitos alcançados, que o distinguem como o grande triunfador do certame taurino Açoriano..."
                                                                                   Pedro Calabaça 27/06/2016


"Marcos Bastinhas que uma vez mais impactou o publico com uma lide em que pisou terrenos comprometedores, mas que obrigam os hastados a investirem, despegando-os de terrenos de tábuas. Bastinhas cravou com decisão, conseguindo também bonitos recortes toureiros... Fecharam a corrida Filipe Gonçalves e Marcos Bastinhas a duo. E encerraram-na com chave de ouro. Foi uma lide a duo plena de arte e ligação. Vistosamente prepararão as sortes, cravarão com acerto para rematarem com alegria e debaixo das palmas do publico, dando volta triunfal no final da lide..." (aficionadosdePortugal)


"Marcos Bastinhas, ou Bastinhas Júnior, como agora é anunciado, recebeu o 2º. da ordem à porta-gaiola, aguentando, parando e cravando, com garbo. O 2º. comprido, citando com distância, ficou bem no alto. Depois de mudança de montada, cravou a ferragem curta, sempre em boa preparação, rematando com uma rosa, e o par da ordem, que o público exige. Francisco Montoia, dos Amadores do Aposento da Chamusca, pegou à 1ª., citando e recuando como é sem timbre, e bem ajudado pelo cabo Pedro Coelho, e o grupo.
Mas se no seu 1º. Marcos Bastinhas mostrou que veio para dar tudo, no 5º. contra a vontade do oponente, pôs a carne no assador. Dois compridos a mandar, com três curtos em montadas diferentes, rematados com o exigido par da ordem, salvaram a noite, premiaram uma actuação triunfadora. Pegou Fernando Montoia, dos Amadores de Santarém, à 1ª. em pega bem executada..." (barreira de sombra)