terça-feira, 2 de maio de 2017

Elvas, tradicional corrida de toiros de Maio é já no próximo sábado!

Marcos Tenorio toureia no próximo sábado no Coliseu "Rondão de Almeida" em Elvas. Como o próprio diz "estou em casa, na praça de toiros da minha terra. Como sempre uma grande responsabilidade." Quando estamos a  menos de uma semana de um espectáculo, cujo cartel reúne  todos os ingredientes para uma noite de grande competição, é o momento para uma breve resenha  da sua  trajectória nas arenas.


 Marcos Bastinhas nasceu no dia 1 de Junho de 1986 em Portalegre. Filho do Maestro Joaquim Bastinhas e de Helena Gonçalves Nabeiro Tenorio. Começou a montar aos 5 anos de idade. Frequentou o Colégio Luso-Britânico de Elvas, ingressando mais tarde na Escola Secundária D. Sancho II até concluir o 12º Ano. Após concluir o liceu, matriculou-se no SMEFED, em Mafra onde fez o curso de Monitor de Equitação, tendo passado com distinção. 


Apresentou-se ao publico na tarde de 3 de Junho de 2000,  na praça de toiros da Terrugem, sendo na temporada de 2002 considerado o melhor cavaleiro tauromáquico amador. A 26 de Julho 2005 prestou prova para cavaleiro praticante em Loures, integrando um importando cartel, alternando com seu pai; o cavaleiro Joaquim Bastinhas, Rui Salvador, Luís Rouxinol, João Cerejo, Sónia Matias e Gilberto Filipe, numa tarde em que se lidaram toiros de José Salvador. Nesta temporada recebe diversas distinções sendo eleito pela imprensa como o melhor cavaleiro praticante. 


Debuta em arenas espanholas a 17 de Agosto de 2007, na praça de toiros Valverde de Leganés, frente a hastados de D. Cayetano Muñoz.  Toureia em França pela primeira vez na praça de toiros de Sustons, também em 2007 na tarde de 16 de Agosto. Na noite de 10 de Julho de 2008, com a lotação esgotada da praça de toiros do Campo Pequeno e numa das corridas de abono, da Catedral do Toureio a Cavalo recebe a alternativa, tendo como padrinho seu pai, testemunhada pelos cavaleiros Paulo Caetano e João Moura Caetano. Lida o toiro Culebrón da ganadaria de Maria Guiomar Cortes de Moura. Destaca-se ainda a sua actuação a 27 de Julho em Salvaterra de Magos, pela que venceu o troféu em disputa para a melhor lide e repete destacada actuação na corrida de Gala à Antiga Portuguesa de encerramento da temporada da Monumental do Campo Pequeno. 


Na época de 2009 mantém o mesmo ascendente, toureando em todas as praças portuguesas: Campo Pequeno, Moita do Ribatejo, Santarém, Alcochete, Vila Franca, Évora, Setubal, Elvas, Monforte, Póvoa do Varzim, Redondo Ilha Terceira(Açores) e Califórnia, terminando a época com 44 corridas toureadas, sendo um dos cavaleiros que mais tourearam. Em 2010 encerra a temporada com 41 corridas toureadas em Portugal e 3 em França. È premiado com os troféus da Radio Portalegre, e Jornal "Olé". Na época de 2011 mantém a forma. Toureia 43 espectáculos, tendo-se destacado na sua quadra de cavalos o "Nilo", "Palmela", Bombom" e "Tivoli". A temporada de 2012 tem inicio na Venezuela, na "Feria del Sol" de Mérida, onde é premiado com o troféu para a melhor lide a cavalo. Em Portugal volta a tourear em todas as praças de norte a sul de Portugal, somando 41 corridas, mais 3 em França e 2 em Espanha. 


No ano de 2013 é contratado para 43 tardes, sendo repetido nas praças de toiros do Campo Pequeno, Póvoa do Varzim, Albufeira, Moita do Ribatejo, Cartaxo e Nazaré. Conquista os troféus da Tertulia da Alagoa, Farpas, Aficionados de Portugal, Câmara Municipal de Aljustrel e  Radio Portalegre. Em 2014 volta a tourear em França na praça de toiros de Vic-Fezanzac e Soustons, Em Portugal soma 33 corridas, interrompendo a temporada devido a um acidente sofrido na praça de toiros de Albufeira. No entanto as "Tertulias de Alter do Chão e Alagoa" e também a Escola de Toureio de Santarém atribuem-lhe os seus galardões. Com uma quadra onde constam 21 cavalos, todos a tourear, Marcos Tenorio em 2015 volta a ser um caso no toureio a cavalo: Com 45 corridas toureadas, fica na frente do "escalafon" nacional, sendo o cavaleiro com mais corridas toureadas em 2015. È considerado pela maioria da imprensa da especialidade o cavaleiro triunfador da temporada: troféus jornal "Olé", "Farpas", "Tertulia Festa Brava", blogs "Patio de Quadrilhas" e "Arenascom.blog", "Rádio Elvas" e "Escola de Toureio de Santarém". O seu cavalo "Amoroso é distinguido pela APSL como o melhor cavalo lusitano de toureio, galardão que já tinha sido atribuido a outra das suas montadas em 2008: ao "Nilo".



Inicia a temporada de 2016 com mais um sucesso, ao ser-lhe atribuido de novo, o prémio da APSL, ao seu cavalo "Dardo". Toureia 35 corridas, 2 delas televisionadas no Campo Pequeno. Conquista prémio para a melhor lide das "Sanjoaninas" 2016(Açores), toureia duas tardes na Moita do Ribatejo e 3 na Nazaré. È premiado de novo pelo site "Patio de Quadrilhas" como triunfador da temporada, "Arenascom.bloge", Nazaré e em Estremoz, conquista o prémio em disputa, para o melhor par de bandarilhas.