Introdução



Joaquim Bastinhas comemorou durante a temporada de 2013, trinta anos de alternativa. No entanto já muito antes iniciara o seu percurso nas arenas. Ainda muito jovem, começou a privar com o meio taurino, acompanhando seu pai Sebastião Tenório, grande aficionado, às corridas de toiros. Assim sendo, não é de estranhar, que o pequeno Joaquim Tenório com 9 anos de idade “toureasse” já, algumas bezerras em ocasiões festivas, quando o seu pai, acompanhado ou acompanhando alguns amigos, juntavam-se para conviver. Com o apodo familiar “Bastinhas”, herdado de seu pai e de seu avô, debuta em público com 13 anos de idade, na praça de toiros do Campo Pequeno a de 2 de Fevereiro de 1970, integrando a parte séria dos tradicionais espectáculos taurinos de Carnaval, que as empresas da altura levavam por diante, nesta época do ano.


 
Após alguns anos como amador, a 17 de Setembro de 1977 tira a prova para cavaleiro praticante em Vila Viçosa, numa corrida de toiros em que alternou com David Ribeiro Telles, José Luís Sommer de Andrade, João Palha Ribeiro Telles e António Telles, tendo pegado os Amadores de S. Manços, lidando-se toiros de David Ribeiro Telles. Após 6 anos como cavaleiro praticante, a 15 de Maio de 1983, no tradicional concurso de ganadarias de Évora, José Mestre Baptista concede-lhe a alternativa, na presença de João Moura, tendo o cavaleiro de Elvas lidado o toiro “Bonito” pertence à ganadaria dos Herdeiros de João Branco Núncio”. Já o seu segundo e último da tarde tinha o ferro e divisa de João Moura. Pegaram os grupos forcados amadores de Santarém e Évora. 
     
Dessa tarde até hoje, muitas foram as corridas toureadas, as praças de toiros da geografia taurina mundial onde actuou, assim como os êxitos alcançados pelo Maestro de Elvas Joaquim Bastinhas. Quando conta já 30 anos de alternativa e 43 de toureio, desde que se apresentou na praça de toiros do Campo Pequeno, muitos são os factos e acontecimentos que marcam a carreira de Joaquim Bastinhas; afinal uma vida de entrega e paixão pelo toureio a qual irá sendo “revelada” nestas páginas. Momentos do passado, presente e futuro. “Futuro é já o próximo minuto!” Este um dos lemas de vida de Joaquim Bastinhas, quer seja nas arenas onde toureia, quer seja nas arenas da vida onde caminha, com firmeza e convicção, “porque os êxitos conquistam-se mas a perfeição, essa, está sempre um passo mais à frente!”